segunda-feira, 28 de abril de 2008

O mito de cada Signo (parte 2)

O mito de Libra
TIRÉSIAS
Protegido pela deusa Hera, o jovem Tirésias recebe a permissão de assistir a cópula de duas serpentes. Ele pergunta à Hera qual das duas serpentes sente mais prazer, e como Hera não sabia a resposta, concede a Tirésias a dádiva de passar um período de sua vida como homem e outro como mulher, para que ele mesmo descobrisse a resposta para sua pergunta. Quando findou o período de experiência de Tirésias, Hera e Zeus o chamaram para que ele lhes contasse, afinal quem sentia mais prazer se o macho ou a fêmea. Com receio de desagradar a um ou a outro, Tirésias ficou indeciso, mas resolveu dizer a verdade, que era a fêmea quem sentia mais prazer. Zeus, não gostou da resposta deixando Tirésias cego. O mito de Tirésias vem ao encontro à conhecida indecisão libriana e ao aprendizado quanto a assumir as suas decisões. Tirésias conheceu tanto o lado feminino quanto o masculino, e Libra trás consigo este senso de equilíbrio por saber entender o outro.

O mito de Escorpião
A morte de Órion
Órion era filho de Netuno que concedeu-lhe o poder de andar sobre as águas. Órion era também exímio caçador, dotado de um porte de rara beleza e tinha a predileção da deusa ÁrtemisA deusa Aurora impressionada com sua beleza apaixona-se por ele e o rapta levando-o para a ilha de Delos.Segundo outra versão deste mito, Órion é assassinado pela deusa Ártemis, que enciumada faz com que um escorpião gigante saia da terra e pique mortalmente o calcanhar do caçador, que nesse momento foi levado ao céu junto com o animal venenoso, formando a constelação de escorpião.

O mito de Sagitário
O REI DOS CENTAUROS
Quíron era meio homem e meio cavalo, e vivia nas colinas de Trácia. Era conhecido por sua sabedoria, por entender da natureza e dos homens. Quíron era também respeitado por reis que lhe traziam presentes para que ele educasse seus filhos a fim de torná-los cultos e bons. Os deuses reconheceram a sua sabedoria lhe dando a imortalidade Mas apesar de ser reconhecido e respeitado, Quíron era triste porque diferente: uma estranha mistura entre homem e animal. Um dia Hércules passava pelas colinas e foi pedir um conselho a Quíron. Mas este estava do outro lado da floresta com os centauros. Enquanto esperava, Hércules pediu a um centauro que ali estava que abrisse o barril de vinho para que ele pudesse beber. Os centauros na floresta sentindo o cheiro do vinho, acharam que um ladrão se apossara dele e correram em disparada. Assustado, Hércules atirou flechas para o alto a fim de dissipar os centauros que vinham em sua direção. Mas uma das flechas feriu Quíron, que como imortal não podia morrer, mas sua ferida também não cicatrizava. O mito de Quíron, que é também o símbolo do signo de Sagitário, representa o entendimento da dor e da cura. Mas ele também pode estar sempre em busca de mais conhecimento, de muitas aventuras, evitando assim, concentrar-se em sua própria dor.

O mito de Capricórnio
A CABRA AMALTÉIA
O Senhor do Tempo, Saturno, engolia seus filhos assim que nasciam, pois ele tinha sido alertado por um oráculo que um dos seus filhos iria destroná-lo.Nasceu Júpiter e sua mãe Réia, leva-o para a Ilha de Creta para salvá-lo do pai, onde uma cabra chamada Amaltéia foi sua ama-de leite.Generosa mas horrível de se ver, Amaltéia se escondia dentro de uma gruta e ficou assim isolada para não perturbar o pequeno Júpiter, amamentando-o com o leite tirado de seus chifres.Um dia, brincando, Júpiter quebrou um dos chifres, e para compensar sua ama, prometeu-lhe que o chifre se encheria de todos os frutos por ela desejados, (a cornucópia que significa abundância divina).

O mito de Aquário
O RAPTO DE GANIMEDES
Ganimedes era um belo jovem que cuidava do rebanho de seu pai.Um belo dia ele foi avistado por Júpiter, que apaixonou-se por ele e transformado em águia, raptou o rapaz levando-o ao Olimpo.No Olimpo Ganimedes tinha que servir néctar (água da imortalidade) aos deuses.Em sua homenagem Júpiter transformou-o na constelação de aquário que derrama a água da vida aos homens da terra.

O mito de Peixes
ANFITRITE
As Nereidas eram divindades marinhas, filhas de Nereu e Dóris, e netas do oceano. Dentre elas, vivia Anfitrite, a condutora do coro formado pelas ninfas.Netuno, o senhor dos mares, apaixonou-se perdidamente por Anfitrite e queria desposá-la. Mas le Para procurar a amada, Netuno manda um delfim para encontrá-la e convencê-la a se casar. E assim foi feito.Anfitrite deixa-se levar pelo delfim e retorna com o animal e casa-se com Netuno.Como demonstração de gratidão Netuno coloca o delfim no céu, formando a constelação de Peixes. vada pelo excesso de pudor, a virgem refugiou-se nas profundezas do mar.

Nenhum comentário: